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Tecnologias inovadoras no mercado de IA Conversacional, Escuta e visão computacional e Motor de fala

A inovação tecnológica que acontece no mundo é constante e cada vez mais presente na vida das pessoas. Mais especificamente, os avanços da tecnologia da informação possibilitam que pessoas e empresas tenham mais facilidade em suas rotinas.


Naturalmente, ao passo que a evolução tecnológica acontece, as soluções ficam mais acessíveis. E neste artigo você vai entender em detalhes alguns tipos de inteligência artificial que estão mudando a forma como as empresas trabalham.


Essas tecnologias inovadoras são o uso de inteligência artificial em algumas aplicações: inteligência artificial conversacional, inteligência artificial para escuta e visão computacional e inteligência artificial para motor de fala. Continue a sua leitura para aprender sobre cada uma delas.


Benefícios de introduzir a inteligência artificial nas empresas


Antes de mais nada, é importante entender como acontece a inovação tecnológica nas empresas através da inteligência artificial.


Ou seja, quais são os benefícios práticos de utilizar e investir nesse tipo de revolução digital. Às vezes pode parecer que inteligência artificial é algo distante, presente apenas nos filmes futuristas.


Porém, a realidade é que existem aplicações desde as mais simples até as complexas que podem garantir mais segurança, melhor atendimento ao cliente e até mesmo redução de custos.


Economia nos custos operacionais

Quando uma tecnologia de escuta e visão computacional que utiliza inteligência artificial é aplicada em uma empresa, por exemplo, os erros diminuem e a produtividade aumenta.


Do mesmo modo, diversas outras soluções criadas a partir da inovação tecnológica são capazes de controlar os erros. Como resultado, observamos uma economia nos custos operacionais.


No caso de uma tecnologia de motor de fala, é possível que uma máquina faça o atendimento ao cliente de forma simples e eficaz. E assim o número de profissionais pode diminuir ou então as pessoas podem focar em atividades mais estratégicas. Logo, os custos são menores e as possibilidades de alavancar o negócio aumentam.


Agilidade para resolver problemas

No passado era muito comum que toda a linha de produção de um produto ficasse parada por horas ou até mesmo dias. Isso porque um problema aconteceu e a equipe está trabalhando para identificar e resolver a situação.


Por outro lado, quando a inteligência artificial faz parte da rotina da empresa, os erros são identificados com mais velocidade. E na verdade, é comum que através de sensores seja possível prevenir paradas através de uma troca simples ou ajuste em alguma peça.


Capacidade de processamento

Um outro grande benefício da inovação tecnológica para empresas é que grandes quantidades de dados podem ser analisadas quase que automaticamente.


Conforme a área de atuação do negócio, pode ser difícil para os humanos processarem muitos dados e ainda conseguir extrair informações importantes destes.


Contudo, os algoritmos que utilizam inteligência artificial conseguem fazer isso com velocidade e precisão. Assim, é possível deixar tarefas manuais e extremamente operacionais mais automáticas. O que por sua vez proporciona mais tempo para as equipes.


Segurança dentro e fora das empresas

Uma grande inovação tecnológica que utilizamos diariamente hoje é o reconhecimento facial ou por voz.


Você pode até mesmo acessar os seus dados bancários a partir do reconhecimento facial, o que deixa esse processo mais seguro.


Da mesma forma, mesmo se uma pessoa estiver disfarçada, os sensores conseguem identificar quem está por trás de um óculos de sol ou boné. E assim reconhecer os rostos de qualquer forma.


Atendimento ao cliente automatizado

A utilização de chatbots para atender clientes acontece com muita frequência. Através de roteiros de conversa pré definidos é possível solucionar questões simples e que não exijam a presença de um atendente humano.


Contudo, utilizar a inteligência artificial e sua capacidade de aprender através do deep learning para essa aplicação é uma nova esfera no atendimento automatizado.

Essa é uma aplicação de IA conversacional que você vai entender em mais detalhes na sequência.


IA Conversacional


Quando uma empresa utiliza inteligência artificial conversacional, é possível observar mais qualidade e personalização com os clientes. Dessa forma, as interações com clientes utilizando plataformas como Whatsapp, Facebook e o site da empresa chegam a um novo patamar.


A diferença de um chatbot para uma IA conversacional é que o chatbot tem uma estrutura rígida. Assim, quando você pergunta algo fora do roteiro desenhado para o robô, ele não é capaz de seguir a conversa.


Por outro lado, a IA conversacional utiliza Processamento de Linguagem Neural (NLP em inglês) e machine learning para que o atendimento ao cliente seja mais parecido com uma conversa com outro humano. Na IA conversacional também é possível enviar áudios que serão interpretados pelo robô.


Nesse sentido, essa tecnologia melhora os resultados de lojas que conseguem vender mesmo sem um atendente trabalhando em tempo real. Para prestadores de serviços o atendimento ao cliente automatizado também gera mais produtividade e lucro.


Da mesma forma, se um e-commerce precisa realizar a troca de algum item, um robô com IA pode facilmente resolver as questões burocráticas dessa transação. Por fim, outra aplicação da inteligência artificial conversacional é para fazer pesquisas de satisfação.


Portanto, é possível perceber que uma empresa pode economizar muito tempo quando coloca a IA para trabalhar junto com a equipe de funcionários.


Escuta e visão computacional


Quando falamos de escuta e visão computacional o que você pode associar é um robô capaz de processar imagens e vídeos e extrair informações importantes deles.


Dentre os exemplos de uso temos o reconhecimento de imagem e padrões, reconhecimento facial e também a classificação de objetos.


Como as aplicações são diversas, muitos setores utilizam a escuta e visão computacional como parte da sua estratégia de inovação tecnológica. Os setores incluem principalmente a manufatura e cadeia de suprimentos, logística, saúde, automotivo e agricultura.


No caso do setor automotivo, por exemplo, os veículos autônomos utilizam a escuta e visão computacional para conseguir circular pelas ruas e rodovias mesmo sem um motorista.


De forma similar, as linhas de produção em uma indústria também podem ter a aplicação da visão e escuta computacional. Com essa tecnologia é possível otimizar processos, automatizar a inspeção de produtos e como resultado ter mais produtividade e confiabilidade na planta industrial.


Contudo, ainda existem melhorias para acontecer nessa aplicação da inteligência artificial. Isso pois os robôs ainda não conseguem descrever em detalhes uma imagem apenas "olhando" para ela. Por outro lado, a grande maioria dos humanos consegue desempenhar essa tarefa com muita facilidade.


Motor de Fala (TTS - Text-to-Speech)


Finalmente, outra aplicação da inteligência artificial é o chamado motor de fala, ou Text-to-Speech.


Essa tecnologia é capaz de converter um texto em fala, sendo o objetivo reproduzir a fala de um humano. Ou seja, esqueça aquelas vozes robotizadas lendo textos, pois com a inovação tecnológica que o text to speech trouxe os resultados são muito mais naturais.


O motor de fala é especialmente útil para pessoas com dificuldade de ler ou ver. Pois com essa tecnologia é possível entender uma mensagem falada, e não mais escrita.


Outra aplicação é que as pessoas podem ouvir e-mails, notícias e documentos ao invés de realizar a leitura. Portanto, para quem tem os dias muito corridos e precisa resolver mais de uma coisa ao mesmo tempo, a tecnologia de Text-to-Speech é muito positiva também.


Aplicações para empresas

Agora, pensando em aplicações para empresas, existem alguns benefícios de utilizar Text-to-Speech.


Nas empresas que realizam atendimento ao cliente, ter um primeiro contato com um menu por telefone é muito comum. Porém, essa voz normalmente gera um sentimento de cansaço na pessoa que está do outro lado do telefone.


Isso acontece porque as pessoas estão cansadas de ouvir aquela voz robótica falando as opções de um menu muitas vezes limitado e sem flexibilidade.


Ao utilizar o Text-to-Speech, contudo, esse problema é solucionado. Afinal, a voz que vai atender o cliente ou potencial cliente imita a voz de um humano, seus trejeitos e mudanças de entonação durante uma fala mais prolongada.


Para os casos de empresas internacionais, o Text-to-Speech é ainda mais interessante porque a voz que atende o telefone muda conforme o sotaque e a língua que é falada. Além das nuances da língua, é possível treinar o sistema para mudar o tom de voz e a velocidade da fala sempre que necessário.


Utilize a IA para ter melhores resultados na sua empresa


Como você percebeu durante este artigo, a utilização da inteligência artificial e suas diversas aplicações pode ajudar muito os negócios. Seja para aumentar a qualidade, ter mais produtividade, promover segurança, melhor atendimento ao cliente, entre outras aplicações.


E é nesse sentido que a Intelliway trabalha! Empresa pioneira na aplicação de IA em negócios dos mais variados tamanhos e segmentos.


A nossa equipe experiente e especializada no desenvolvimento de soluções digitais está aguardando você para começar uma verdadeira transformação na sua empresa.


Entre em contato para tirar suas dúvidas e entender como podemos ajudar a alavancar ainda mais os seus resultados utilizando a inteligência artificial:




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