top of page
  • Foto do escritorMarketing Intelliway

EDR: Uma Ferramenta Vital para Proteção de Dados e Segurança de Rede

Proteger dados e garantir segurança de rede são assuntos indispensáveis para as empresas hoje em dia. E o EDR (Detecção e Resposta de Endpoint, em português) é uma opção para melhorar a situação da proteção e segurança na sua empresa.


O EDR é responsável por monitorar os dispositivos das pessoas e entender se existem ameaças cibernéticas ameaçando os dados e a rede em que o dispositivo está conectado.


Neste artigo você vai entender em detalhes sobre essa tecnologia, e também as tendências para o futuro. Se você nunca ouviu falar de EDR, já está na hora de entender melhor sobre esse assunto e aplicar nos seus negócios.


O que é EDR e qual a sua importância?


EDR é uma solução para proteção de dados e segurança de rede. Essa tecnologia utiliza análises em tempo real e automações com Inteligência Artificial (IA) para trabalhar.


O objetivo do sistema é encontrar ameaças cibernéticas que não são detectadas por softwares de antivírus. Além disso, a tecnologia é mais avançada que outras opções de segurança de dispositivos, sendo uma boa opção para as empresas.


Com utilização de EDR, é possível melhorar a proteção de dados dos clientes da sua empresa, além de ter uma segurança de rede mais avançada. Cada vez mais, por causa do avanço das ameaças existentes, ter uma solução de EDR nas empresas é essencial em estratégias de cibersegurança.


Como o EDR funciona?


O EDR coleta dados de endpoints de uma rede constantemente. Estes dispositivos incluem computadores, notebooks, servidores, celulares, dispositivos conectados a Internet das Coisas, entre outros.


A partir da coleta, o sistema é capaz de analisar os dados em tempo real. Assim, é possível identificar possíveis ameaças ou comportamentos suspeitos. Então, com as ciber ameaças identificadas há resposta automática para prevenir ou minimizar os danos que estas ameaças causam.


Portanto, a ideia de que o EDR é apenas uma ferramenta para detectar os dispositivos em uma rede está incorreta. Ele faz isso, é claro, mas também atua na proteção e ação contra ameaças digitais constantemente e em tempo real.


Características de um EDR


Existem diferenças entre ferramentas de EDR, mas algumas características são comuns a todos os fabricantes.


Coleta de dados


Como você já entendeu, qualquer tecnologia de EDR fará a captação de dados contínua. Os dados podem ser de processos, performance, mudanças de configurações, conexões de rede, arquivos, downloads, comportamentos dos dispositivos conectados, entre outros.


Os dados são normalmente armazenados na nuvem, em uma base de dados central para melhor controle destes.


Para que a coleta de dados aconteça, a maioria das ferramentas de EDR utiliza uma ferramenta de coleta instalada em cada dispositivo.


Detecção de ameaças


Para realizar a detecção de ameaças em tempo real o sistema utiliza tecnologia avançada de análise e algoritmos de aprendizado de máquina.


Nesse sentido, as ameaças se enquadram em duas categorias: indicadores de comprometimento (IOCs) e indicadores de ataque (IOAs). Os indicadores de comprometimento são ações ou eventos com potencial de ataque ou vazamento de dados. Por outro lado, os indicadores de ataque são de fato associados a ameaças e criminosos cibernéticos.


Além da ferramenta de EDR, é possível que uma empresa integre o EDR com outras soluções relacionadas à segurança de rede. Assim, todas as camadas da estrutura de TI estarão protegidas e vigiadas contra ameaças.


Resposta a incidentes


Quando uma ferramenta de EDR está sendo utilizada, uma das principais características é que a resposta a incidentes é automática.


Isso é possível porque o sistema tem regras pré-definidas pela equipe de segurança. Além disso, como há utilização de algoritmos de machine learning, conforme o tempo passa o próprio EDR aprende como lidar com as situações automaticamente.


Assim, quando um incidente acontece, alertas de segurança são enviados para que as corretas ações sejam tomadas. Uma outra vantagem do sistema é conseguir fazer uma triagem dos alertas conforme o nível do incidente.


Sempre que necessário, os dispositivos afetados serão desconectados da rede para que a proteção dos outros aparelhos seja preservada.


Estas ações de resposta, investigação e remediação de incidentes pode ser feita através de integrações com outros sistemas. Dessa forma a proteção de dados e segurança de rede aumentam significativamente.


Vantagens do EDR


Utilizar um EDR é essencial para melhorar a qualidade da proteção de dados da sua empresa. Da mesma forma, aumentar a segurança de rede para manter dispositivos longe de ameaças cibernéticas.


Dessa forma, existem algumas vantagens importantes de compartilhar com você que tem interesse em conhecer mais sobre a tecnologia.


Redução do tempo de resposta a incidentes


Com uma ferramenta de EDR instalada na sua rede, automaticamente você terá um tempo reduzido na resposta de incidentes.


Esse é um dos grandes objetivos da tecnologia, afinal isso melhora o trabalho do time de tecnologia e evita problemas de maior porte para a empresa.


Portanto, assim que um alerta de incidente ou ameaça é enviado pelo EDR, ações automáticas começam a acontecer. Além disso, a equipe responsável pela segurança de rede é acionada e o tempo de solução do problema reduz.


Melhora da visibilidade da segurança


Quando as soluções de segurança de rede são básicas, é comum que os dados e análises sejam armazenados e feitos em diferentes locais.


De modo contrário, quando um EDR é utilizado a coleta de dados, análises e relatórios são enviados para um único sistema.


Consequentemente, o time de segurança tem uma visão completa da rede. E com isso é possível tomar melhores decisões para os objetivos e metas de segurança da empresa.


Redução de custos


Quando vantagens como produtividade e redução de tempo existem em um sistema, a redução de custos é uma consequência.


Além disso, ao utilizar um EDR, a empresa economiza em diferentes sistemas e plataformas que seriam necessárias para garantir a segurança de rede e proteção de dados.


A escolha de uma ferramenta única para desempenhar todos os papeis dentro da proteção de dados e segurança de rede é essencial. Assim, a escolha pelo EDR é uma decisão de negócio muito vantajosa tanto nos resultados alcançados quanto no valor investido.


O Futuro da EDR: Tendências e Evolução


Cada vez mais o EDR vem sendo utilizado pelas empresas como uma ferramenta de defesa cibernética. Quando em operação, a ferramenta registra as atividades suspeitas e age para que a ação seja interrompida.


Contudo, existem tecnologias ainda mais avançadas na área de proteção de dados e segurança de rede.


Os chamados XDR são uma continuação do conceito de EDR. Nessa ferramenta inovadora é possível criar uma cadeia completa de proteção. Assim, o XDR auxilia no controle das ameaças em diversos pontos da cadeia.


A tendência, portanto, é que cada vez mais os sistemas mais sofisticados sejam utilizados no mercado.


Isso não inviabiliza a utilização do EDR normalmente, que é uma ferramenta completa e útil para as empresas. Porém, é essencial estar sempre atento às novidades da área, para que a segurança esteja sempre em primeiro lugar.


Entre em contato para sanar suas dúvidas e compartilhar as suas necessidades com a gente:


152 visualizações
bottom of page